• HQ•Content

Mindful eating e o emagrecimento: qual a relação?



Nutri, primeiro de tudo, você tem que saber que o Mindful Eating é uma prática desenvolvida para o comer com atenção plena e com consciência. Logo, valoriza pensar nas suas escolhas, respeitar a fome e focar na experiência. Possui como propósito, estimular a alimentação consciente, ao levar em consideração as propriedades sensoriais dos alimentos e a mente. Porém, você sabe qual a relação entre o Mindful Eating e o emagrecimento?


Mindful eating e o emagrecimento


Primeiramente, é necessário enfatizar que a intenção do Mindful Eating não é perder peso ou restringir a ingestão calórica. Exercitar o Mindful Eating é trabalhar com a mentalidade alimentar. É entender seu inconsciente, suas necessidades físicas e emocionais.


No entanto, quando estiver atento às suas experiências e consumo alimentar, você terá uma maior consciência de como a comida lhe faz sentir, o que é capaz de facilitar a percepção da sensação de saciedade e a distinção da fome real da fome emocional. Desse modo, consequentemente, esses aspectos podem influenciar o processo de emagrecimento.


Quando se trata de indivíduos obesos ou com sobrepeso, esses possuem padrões alimentares inconscientes, que envolvem a parte psíquica e emocional. Portanto, é necessário um olhar profundo no processo de emagrecimento, pois para este público que almeja o emagrecimento, é imprescindível a estimulação do autoconhecimento e uma maior conscientização dos gatilhos externos que influenciam a alimentação desses indivíduos.


Mindful Eating e comportamento alimentar


Exercitar o Mindful Eating demonstra resultados promissores quando se explora essa intervenção com o comportamento alimentar e os aspectos psicoemocionais que envolvem a alimentação. Especialmente no momento em que se investiga os resultados psicológicos, como depressão, autoestima e bem-estar emocional, pesquisas evidenciam que para pessoas com excesso de peso e transtornos alimentares, esta prática se torna uma aliada, pois é capaz de reduzir o comer emocional, além de diminuir a preocupação com o peso e a forma física.


Entretanto, os resultados são inconclusivos quando se analisa diretamente a prática de Mindful Eating e a ingestão de energia ou a qualidade da dieta. Desta forma, a aplicação do Mindful Eating como método destinado apenas para perda de peso torna esse recurso ineficiente.


Ainda, sabe-se que para se atingir o objetivo de emagrecimento, são necessárias as mudanças comportamentais. Assim, intervenções como o Mindful Eating, que não priorizam a perda de peso e sim procuram estabelecer uma relação saudável com a comida, são possíveis de serem uma ferramenta utilizada junto com as demais ações. Nesse sentido, as técnicas de Mindful Eating entram para auxiliar no tratamento e manutenção do peso, além da reeducação alimentar.


Para entender mais sobre o Mindful Eating , segue abaixo as sugestões:


Blog HQ- Um modo simples de você entender o Mindful Eating


Science Play - Mindful Eating com Danielle Fontes - Estratégia Eficiente ao Emagrecimento


Artigos:

Grider, H. S., Douglas, S. M., & Raynor, H. A. (2020). The Influence of Mindful Eating and/or Intuitive Eating Approaches on Dietary Intake: A Systematic Review. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. doi:10.1016/j.jand.2020.10.019


Barbosa MR, Penaforte FRO, Silva AFS. Mindfulness, mindful eating and intuitive eating in the approach to obesity and eating disorders. SMAD, Rev Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. 2020;16(3):118-135.

doi: https://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.165262