• HQ•Content

Estilo de vida e dieta: como você interpreta essa relação?

Atualizado: há 2 dias


Estilo de vida é uma expressão moderna que se refere à estratificação da sociedade por meio de aspectos comportamentais, expressos geralmente sob a forma de padrões de consumo, rotinas, hábitos ou uma forma de vida adaptada ao dia a dia. Ou seja, quando pensamos em estilo de vida saudável inclui alimentar-se bem, com alimentos nutritivos nas refeições; praticar exercícios quase que diariamente; cuidar da sua saúde mental, entre outros setores da sua vida.


Por sua vez, Dieta de acordo com o dicionário é um “Regime alimentar prescrito pelo médico, com a privação total ou parcial de alguns alimentos específicos. Ou ainda, quantidade de comida que normalmente uma pessoa ingere. Ou privação de alguns alimentos por razões de saúde..” (Dicio, dicionário online de Português) Logo, apesar de em sua definição essa se assemelhar muito ao estilo de vida, na realidade o que se observa é que essa palavra vem associada de um objetivo específico que leva a um início, um meio e um fim. (Leia mais sobre o assunto em: O Impacto das Dietas da Moda na Saúde)


Assim, é necessário que esses dois termos sejam fundamentados corretamente para as pessoas e, que sejam bem interpretados. Hoje vivemos um mundo onde as informações advindas das mídias digitais impactam mais as pessoas do que as informações advindas de estudos de longo prazo e com base científica, o que garante mais segurança ao conteúdo. Porém, é importante ressaltar que nem toda informação encontrada na internet é ruim, muito pelo contrário, hoje essa é a maior e melhor fonte para boas pesquisas e com atualizações mais recentes, o importante é saber onde pesquisar e verificar a procedência da informação.


Se o objetivo do seu paciente é mudar sua relação com o seu corpo, com os alimentos e com a sua vida, o apresente a um estilo de vida mais saudável, lhe guiando no processo, lhe ensinando a andar com suas próprias pernas. Forneça a ele o ouro e o faço trilhar com suas próprias ferramentas. (Leia mais sobre o assunto em: Você é o que você come? Alimentação e cognição)


Agora, se o seu paciente apresenta um objetivo específico e já possui uma rotina saudável, desenhe com ele estratégias que vão lhe orientar a atingir os seus objetivos. Ajude-o no processo, mantendo o acompanhamento frequente, pois desse modo, você pode perceber que é fundamental que todo profissional nutricionista saiba essa diferença e, primordialmente, saiba detalhar essa para os seus pacientes.


Por outro lado, se você é paciente, entenda que o profissional estará ao seu lado para te auxiliar seja qual for o momento que você esteja. Entenda que o primeiro passo para a mudança é buscar um estilo de vida mais saudável, para depois buscar pela estratégia dietética mais adequada ao seu objetivo no momento. Tenha certeza que se você estiver ao lado de um bom profissional, ambos os processos serão mais simples, sua caminhada será mais leve e os seus resultados virão de acordo progressivamente.


Para um estudo complementar, seguem algumas sugestões:


Nutrição Estética: valorização do corpo e da beleza através do cuidado nutricional

Nutritional analysis of weight loss diets published in a women's magazine | Scientia Medica

  • instagram hq content
  • facebook hq content
  • linkedin hq content
  • youtube hq content
telefone-01-01.png
whats-01-01.png

+55 3003-0805

+55 61 99831-8817

HQ•Content® - Conectando você ao futuro, oportunidades e conhecimento.

FALCAO Produção de Eventos Culturais Eireli
CNPJ: 12.721.104/0001-74