• Felipe Ribeiro

Descubra a influência das fibras na redução do colesterol


Talvez você já deve ter ouvido falar sobre a capacidade que as fibras possuem em auxiliar na redução do colesterol, mas você sabe como isso acontece? Se sua resposta foi não, vou te explicar um pouco mais sobre como ocorre todo esse processo, além de abordar também algumas características em relação às fibras.


Características das fibras


A fibra alimentar que também pode ser chamada de fibra dietética, é composta basicamente por carboidratos que são resistentes à ação das enzimas digestivas, por conta disso as enzimas não conseguem digerir e nem quebrar essas moléculas, mas elas podem ser totalmente ou parcialmente fermentadas por bactérias no intestino grosso.

As fibras podem ser classificadas em dois grupos principais devido a sua solubilidade, sendo desta forma o grupo de fibras solúveis e insolúveis.

  • Fibras solúveis: São as fibras que possuem a capacidade de formar géis viscosos na presença de água. Dentre elas nós temos como exemplo as pectinas, inulina e algumas gomas e hemiceluloses.

  • Fibras insolúveis: São as fibras que não são solúveis em água, por isso não possuem a capacidade de formar géis. Como exemplos de fibras insolúveis podemos citar as ligninas, celulose e algumas hemiceluloses.

Existem diversos benefícios nutricionais e de saúde que podem ser alcançados através da ingestão adequada das fibras, pois elas não apenas promovem o peristaltismo intestinal, mas também auxiliam na digestão e reduzem os riscos de obesidade, doenças cardiovasculares, diverticulose e câncer de cólon.


Colesterol sérico


O colesterol é uma molécula da classe dos lipídeos e que possui inúmeras funções no nosso organismo, como por exemplo fazer parte da constituição das membranas plasmáticas e ser o principal componente da bile. No organismo humano ele pode ser sintetizado principalmente no fígado, mas também pode ser ingerido em pequenas quantidades através da ingestão alimentar.


Além disso, o colesterol pode estar associado a proteínas no organismo formando as lipoproteínas, que se diferenciam de acordo com a densidade de lipídeos que transportam, constituição proteica e função no metabolismo, sendo elas o quilomícron, VLDL, LDL e HDL. Para mais, a molécula LDL é a que possui maior quantidade de colesterol na sua constituição.


Dentro do organismo humano, o colesterol pode ser secretado no fígado e no intestino delgado, atuando como um precursor da formação da bile, na qual irá auxiliar na absorção de gorduras. No entanto, se o colesterol estiver presente em grandes quantidades na circulação sanguínea, pode desencadear a dislipidemia que posteriormente irá provocar outras doenças cardiovasculares no indivíduo.


Fibras e redução do colesterol LDL


As fibras que possuem a capacidade de auxiliar na redução do colesterol são as fibras solúveis, devido a sua capacidade de formar géis. Desta forma, o gel viscoso que é produzido limita a reabsorção do colesterol que chega no intestino através da bile, fazendo com que ele seja excretado pelas fezes. Assim, o fígado é estimulado a produzir mais moléculas de colesterol para compor a bile, a partir do colesterol LDL que é encontrado na circulação sanguínea, ou seja, reduzindo indiretamente a quantidade de moléculas de colesterol LDL circulantes no sangue.


Com isso, é notável a importância das fibras na nossa alimentação, visto que, o seu consumo em quantidades adequadas pode auxiliar na redução no risco de desenvolvimento de algumas doenças como hipertensão arterial, desordens gastrointestinais, outras doenças cardiovasculares e melhora no controle dos lipídeos séricos, como o colesterol.


Para um estudo mais aprofundado, seguem abaixo algumas sugestões:


Blog BF eventos: A Dieta Cardioprotetora na redução de doenças cardiovasculares

Artigos: Dietary Fiber, Atherosclerosis, and Cardiovascular Disease - Nutrientes

Lipid Lowering with Soluble Dietary Fiber - Current Atherosclerosis Reports

Dietary fibers, prebiotics, and exopolysaccharides produced by lactic acid bacteria: potential health benefits with special regard to cholesterol-lowering effects - Food e Function

The potential cholesterol-lowering and prebiotic effects of bamboo shoot dietary fibers and their structural characteristics - Food Chemistry


  • instagram hq content
  • facebook hq content
  • linkedin hq content
  • youtube hq content
telefone-01-01.png
whats-01-01.png

+55 3003-0805

+55 61 99831-8817

HQ•Content® - Conectando você ao futuro, oportunidades e conhecimento.

FALCAO Produção de Eventos Culturais Eireli
CNPJ: 12.721.104/0001-74